Estimulação vagal transcutânea auricular (taVNS)
Neuromodulação não invasiva do nervo vago realizada na região da orelha
2/4/20251 min read


A estimulação vagal transcutânea auricular (taVNS) é uma técnica de neuromodulação não invasiva que utiliza impulsos elétricos para estimular o nervo vago através da orelha.
O nervo vago, na verdade, não é um, mas vários feixes de nervos que vão do cérebro até o abdômen, onde se ramificam para todos os órgãos. Ele é o encarregado de enviar para o cérebro as informações sobre o que está acontecendo em todos os órgãos, incluindo aqueles com funções vitais, como pulmão e coração.
O nervo vago desempenha papel essencial na regulação de várias funções do corpo, como a digestão, a frequência cardíaca e a resposta imunológica. Além de auxiliar na regulação do Sistema Nervoso Autônomo e no controle da resposta inflamatória do corpo. Recentemente, também se descobriu que ele pode ajudar a modular o humor, melhorando a saúde mental.
A taVNS é feita através de pequenos eletrodos na orelha, especificamente em áreas inervadas pelo nervo vago. Esses eletrodos emitem impulsos elétricos de baixa intensidade, que estimulam as fibras do nervo vago, que, por sua vez são responsáveis por enviar sinais sensoriais ao cérebro.
Indicações:
Ansiedade
Depressão
Dor crônica
Distúrbios gastrointestinais
Enxaqueca
Fibromialgia
Estresse